no

Como funciona um mutirão de bioconstrução?

Como funciona um mutirão de bioconstrução?

por | 23 maio 2016

Há 5 anos foi construída uma barragem no Rio Uruguai alagando a maior parte das casas da região. Quase todo mundo dali foi embora e com isso a escola local foi desativada. Foi assim que surgiu a oportunidade de começar mais uma vez. Só que dessa vez, o caminho é a permacultura.

Os caras que entendem muito do assunto, que já vivem a permacultura há anos, se uniram e iniciam agora uma ecovila lá no oeste do Rio Grande do Sul. Começou a formação de um exército permacultural na Estação Marcos Ninguém Permacultura.

É muito gratificante ver o pessoal reunido, trabalhando e cantando. Felizes da vida por poder compartilhar esse momento de aprendizado que faz todo o sentido. Chega de utilizarmos recursos além do que o planeta nos proporciona. Precisamos nos juntar, entender que fazemos parte do todo e preservar. Também somos natureza.

A construção da ecovila começa com bioarquiteturas ou bioconstruções feitas com a técnica de superadobe, basicamente consiste em ensacar a terra e pilar para formar o que quiser. É bem trabalhoso, mas tem inúmeros benefícios. Além de ficar lindo, o clima da casa é sempre agradável e, claro, terra é o que não falta nesse Brasilzão.

Confira algumas fotos, abaixo!

porquenão?

Mídia Interdependente

Somos um canal de mídia que, com uma abordagem sistêmica e pensamento coletivo, divulga, conecta e potencializa inciativas socioambientais, buscando despertar para mudanças através de soluções replicáveis. Acompanhe a gente no Facebook, Instagram e YouTube.

Gostou?

Lembramos que a missão do PorQueNão? é divulgar conteúdos riquíssimos como esse.  Conheça a nossa campanha de financiamento.

Escrito por guto

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Alternativas para o jornalismo

Vegetarianismo: Desculpe, mas precisamos falar sobre isso