“Como se atrevem?” – O forte discurso de Greta Thunberg em setembro 2019

by | 26 Set 2019

Foi ao ser perguntada qual era o seu recado para os líderes mundiais, que Greta Thunberg, uma jovem sueca de 16 anos, respondeu: “Nós estaremos vigiando vocês”.

 

Nós do PorQueNão? participamos ativamente de projetos e movimentos socioambientais, e acompanhamos a projeção internacional de Greta Thunberg desde o início. É admirável que uma menina tenha tamanha determinação e conhecimento para mobilizar mais de 100 países em prol de uma Greve pelo Clima, a ponto de receber uma indicação ao Nobel da Paz. Por isso, resolvemos publicar aqui a tradução do seu discurso, proferido nesse último dia 23 (segunda) na Convenção das Nações Unidas sobre a Mudanças Climáticas, onde Greta confrontou os líderes mundiais diante do fracasso de suas ações ambientais e comprometimento com as novas gerações.

Como se atrevem?

 

“Está tudo errado aqui. Eu não deveria estar aqui. Eu deveria estar na escola, do outro lado do oceano. Ainda assim, vocês buscam esperança em nós, os jovens. Como se atrevem?

 

Vocês roubaram meus sonhos e minha juventude com suas palavras vazias, e ainda assim eu sou uma das sortudas. Pessoas estão sofrendo. Pessoas estão morrendo. Ecossistemas inteiros estão colapsando. Estamos no início de uma extinção em massa, e tudo o que vocês falam é sobre dinheiro e fantasias sobre um eterno crescimento econômico. Como se atrevem?

 

Por mais de 30 anos a ciência tem sido clara. Como se atrevem a continuar ignorando e dizer que estão fazendo o suficiente, quando as soluções e políticas necessárias não são perceptíveis?

 

Vocês dizem que nos escutam e que entendem a urgência, mas não importa o quão triste e brava eu esteja, eu não quero acreditar nisso. Porque se vocês realmente entendem a situação e ainda insistem em não agir, então vocês são maus. E nisso eu me recuso a acreditar.

 

A famosa ideia de cortar nossas emissões pela metade em 10 anos, só nos dá 50% das chances de ficarmos abaixo de 1,5ºC e dos riscos de iniciar uma sequência irreversível de reações fora do controle humano. Esses 50% podem ser aceitáveis para vocês, mas esses números não incluem pontos de inflexão, nem a maioria dos ciclos de feedback, e o aquecimento adicional escondido pela poluição tóxica do ar, ou os aspectos de equidade e justiça climática. Eles também entregam para a minha geração retirar do ar as centenas de bilhões de toneladas do seu CO2, com tecnologias que ainda mal existem.

 

Então, um risco de 50% simplesmente não é aceitável para nós que teremos que viver com as a consequências.

 

Com 67% de chances de ficar abaixo de 1,5ºC no aumento da temperatura média da Terra, nas melhores perspectivas dadas pelo IPCC, o mundo tinha emitido 420 gigatons de CO2 até o dia 01 de janeiro de 2018. Hoje, essa cifra foi reduzida para menos de 350 gigatons.

 

Como vocês se atrevem em fingir que isso pode ser resolvido como “só mais um negócio” e algumas soluções técnicas? Com as emissões atuais, as reservas de CO2 estarão totalmente esgotadas em menos de oito anos e meio.

 

Não haverá nenhuma solução ou planos apresentados aqui hoje com essas cifras. Porque esses números são muito desconfortáveis e vocês ainda não são maduros o suficiente para admitir.

Vocês estão falhando conosco. Mas a juventude está começando a perceber essa traição. Os olhos de todas as futuras gerações estão voltados para vocês. E se vocês escolherem falhar, eu digo: nós nunca perdoaremos vocês!

 

Nós não vamos deixar vocês escaparem disso. Exatamente aqui e agora nós colocamos esse limite. O mundo está acordando e a mudança está vindo, vocês gostem dela ou não.

Obrigada.”

 

Confira o vídeo com o discurso completo:

Gostou? Então veja as outras matérias relacionadas que o PorQueNão? já publicou:

1 | Jovem sueca lidera greve estudantil global contra a crise climática (e você pode fazer parte)

2 | 5 razões de porquê precisamos falar de 2050

porquenão?

Mídia Interdependente

Somos um canal de mídia que, com uma abordagem sistêmica e pensamento coletivo, divulga, conecta e potencializa inciativas socioambientais, buscando despertar para mudanças através de soluções replicáveis. Acompanhe a gente no Facebook, Instagram e YouTube.

Gostou?

Lembramos que a missão do PorQueNão? é divulgar conteúdos riquíssimos como esse. Conheça os serviços que oferecemos para potencializar iniciativas inovadoras.