Curso Online prepara participantes para Planejamento de Propriedades Rurais com foco na regeneração

by | 14 Abr 2020

O curso online e com aulas interativas acontece de 20 a 24 de abril, e foi desenvolvido como alternativa às recomendações de isolamento social.

No cenário do design regenerativo, surge na região sul de Minas Gerais a Escola de Permacultura, espaço com propostas de cursos, os quais resgatam pensamentos fundamentais e que deram base para a origem do sistema de Design em Permacultura, proposto por Bill Mollison e David Holmgren – lançado em 1978 com o livro “Permaculture One”.

O projeto idealizado em 2014 pelo casal Daniel Calfa e Maria Clara vem sendo reconhecido não só pela presença no circuito de cursos e vivências como também pelo trabalho nas mídias sociais, onde reúnem e disponibilizam gratuitamente conteúdos sobre horticultura, bioconstrução, agroecologia, agrofloresta, plantas medicinais etc. Além de materiais coproduzidos, como o quadrinho “PermaQuem? Uma Introdução à Permacultura” em parceria com o cartunista Ciano.

Uma das missões dessa Escola é também criar pontes entre as primeiras gerações do movimento e os novos aprendizes, sendo assim, integra em suas parcerias grandes mestres que colaboram com a disseminação da Permacultura pelo Brasil e pelo mundo, como Adriana Galbiati, Orlando Rivero, Sérgio Pamplona, Eurico Vianna, Cobi Shalev, Jorge Belanko, Tomaz Lotufo e João Lotufo.

A divulgação da agenda de cursos está pausada até as novas recomendações dos órgãos de saúde, já os cursos que aconteceriam em abril serão remarcados e em breve atualizados no site escoladepermacultura.org, os interessados também podem acompanhar as novidades pelas redes sociais Instagram e Facebook.

E como alternativa às recomendações de isolamento social durante a pandemia do COVID-19 surgiu a idéia do Curso Online e Interativo “Planejamento de Propriedades Rurais” que será ministrado pelo Eurico Vianna e é uma parceria entre a Escola de Permacultura, a CSA Atibaia, o Coletivo de Permacultores da Chapada Diamantina e a Holos Regenerative Design da Austrália.

Inscreva-se aqui!

O curso foca na produção regenerativa, implantação de um SAF (Sistema Agroflorestal) em Linha Chave com foco na produção alimentar, nas estratégias para prevenção e combate às queimadas e resiliência climática em propriedades rurais. A metodologia de desenho com a Escala de Permanência da Linha Chave foi criada pelo produtor rural e engenheiro P. A. Yeomans e posteriormente usada como base para a criação da Permacultura.



INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO 

Combinando a Tomada de Decisão Holística e a Escala de Permanência o curso habilita uma abordagem onde produtividade, qualidade de vida e segurança ecológica andam juntas, seja em projetos, comunidades, empreendimentos rurais ou empresas.

O objetivo principal do curso é criar uma plataforma que facilite:

– a tomada de decisão holística,

– o planejamento integral da propriedade com todas as suas estruturas e sistemas de produção,

– uma ordem de prioridade na execução da implementação ou adaptação das estruturas e sistemas da propriedade.

CONTEÚDO E ABORDAGEM

O curso está estruturado conforme a Escala de Permanência da Linha Chave, abordando cada tópico de acordo com sua ordem de prioridade dentro do planejamento de propriedades e ecovilas.

1) Tomada de Decisão Holística para Agricultura Familiar e Empreendedores Socioambientais

2) Planejamento de Propriedades com a Escala de Permanência da Linha Chave.

1- Clima, 2- Geografia, 3- Água, 4- Acessos, 5- Sistemas florestais e animais, 6- Edificações, 7- Cercas e Subdivisões e 8- Solo.

Programação sujeita a mudanças durante o curso para melhor adequar o conteúdo e atividades*

Os participantes precisam ter um mapa com curvas de nível do território a ser estudado/planejado.

As aulas serão ministradas (ao vivo) combinando teoria (aulas explanatórias) e prática (exercícios de desenho). Os participantes poderão interagir com comentários e dúvidas em todas as aulas.

———————————

Eurico Vianna, é doutor em desenvolvimento comunitário pela Griffith University na Austrália, autor, ativista social e ambientalista. Como planejador de propriedades rurais Eurico trabalha com o conceito de construção de ‘Santuários de Sanidade Mental e Ecológica’, áreas de habitação, produção alimentar e cultural onde ações e relações são pautadas pela restauração social, econômica e ecológica.

Atualmente Eurico trabalha como educador e consultor na Austrália onde está montando um site demonstrativo para práticas regenerativas. Eurico é autor e diretor educacional na Holos Regenerative Design onde adota uma abordagem interdisciplinar para ensinar/desenvolver a melhor ferramenta para cada contexto de projeto ou curso. No Brasil Eurico produz, escreve e apresenta o podcast Impacto Positivo, uma plataforma multimídia para veiculação de ideias, ações, pessoas e projetos envolvidos na regeneração do planeta.

———————————

 

CRONOGRAMA:

Segunda 20/04, das 19h às 22h – TOMADA DE DECISÃO HOLÍSTICA

Terça 21/04, das 19h às 22h – TOMADA DE DECISÃO HOLÍSTICA + Escala de Permanência da Linha Chave (Introdução)

Quarta 22/04, das 19h às 22h – #2Geografia + #3Água,

Quinta 23/04, das 19h às 22h – #4Acessos, #5SistemasFlorestais e de produção animal,

Sexta 24/04, das 19h às 22h – #6Edificações, #7Cercas e subdivisões, #8Solo.

 

INVESTIMENTO: R$350

Inscrições abertas!

porquenão?

Mídia Interdependente

Somos um canal de mídia que, com uma abordagem sistêmica e pensamento coletivo, divulga, conecta e potencializa inciativas socioambientais, buscando despertar para mudanças através de soluções replicáveis. Acompanhe a gente no Facebook, Instagram e YouTube.

Gostou?

Lembramos que a missão do PorQueNão? é divulgar conteúdos riquíssimos como esse. Conheça os serviços que oferecemos para potencializar iniciativas inovadoras.