O ESQUENTA DO FESTIVAL SETOR CRIATIVO SUL FOI UMA GRANDE FESTA E OPORTUNIDADE #PRASEENCONTRAR

Se o melhor da festa é esperar por ela, o melhor do festival é trabalhar por ele – e fazer festa ao mesmo tempo. O evento pré-festival que aconteceu na quinta-feira no Canteiro Central foi um momento que juntou planejamento, trabalho e festa.

A ideia de convidar os palestrantes e quem mais quisesse para se reunir e fazer um esquenta pré-festival foi escutar o que se espera de um encontro que é inédito na cidade. Algumas das sugestões apresentadas pelos participantes foram imediatamente abraçadas pelos organizadores, especialmente no sentido de inclusão de moradores de rua, LGBT e jovens da periferia. Já estávamos planejando formatos de incorporar esses grupos, e os representantes deles podem indicar o melhor caminho para buscarmos juntos esta participação.

Os festivais criativos são uma tendência mundial, vistos como oportunidade de agregar experiências que já estão impactando os espaços urbanos e ao mesmo tempo contagiar a população do entorno que ainda não teve acesso a essas iniciativas. O Setor Criativo Sul é um espaço que nasce a partir deste festival, conectando os principais atores culturais e criativos da cidade e estimulando a produção local e nacional.

Um dos objetivos do Festival é requalificar o centro da cidade e devolver o espaço físico e simbólico de cidadania aos frequentadores do local, sejam eles trabalhadores da região, população em situação de rua, passantes em busca dos serviços públicos e privados, brasilienses e turistas de todos os cantos.

Foi uma alegria ver que o esforço dos organizadores contagiou uma galera disposta a fazer o evento que vai mudar a cara de Brasília ser um encontro inesquecível. Fizemos juntos um painel de post its com respostas para as seguintes perguntas:

  • O que não pode faltar num festival?
  • Como eu posso apoiar o festival?

As sugestões já estão sendo incorporadas para que a gente faça, juntos, o festival mais transformador da história da cidade. 

Anote na agenda: nos dias 03 e 04 de agosto, o Festival Setor Criativo Sul terá palestras, exibição de filmes, debates, workshops e festas que irão mostrar o melhor da cena criativa candanga: diálogos e painéis de arte e design, mobilidade, alimentação, educação, economia colaborativa, permacultura, compostagem, renovação política, agricultura urbana e outros temas relacionados à apropriação da cidade pelos moradores. Serão dois dias #PraSeEncontrar.

O Festival é fruto de uma parceria entre:

No Setor –  Canal de comunicação e difusão das atividades artísticas e culturais do Setor Comercial Sul (SCS)

Ossobuco – Evento mensal feito por e para a comunidade candanga

PorQueNão? – Mídia interdependente que divulga e acelera iniciativas transformadoras

Co-Piloto – Coworking e espaço para interação, capacitação e troca de conhecimentos

Curta Brasilia – Festival Internacional de Curta Metragem

Chef nos Eixos – Eventos de comida de chefs na rua

VOCÊ JÁ COMPROU SEU INGRESSO?

Por que cobramos ingresso? Não temos patrocínio, mas a falta de dinheiro não nos parou. O valor do ingresso cobrirá custos como logística, segurança, estrutura, comunicação e talvez, se houver sobra, alguma remuneração pra equipe que trabalha há mais de 3 meses nesse evento que une tanta gente boa.

Percebemos que a nossa maior riqueza é a rede: todas as mais de 50 atividades serão feitas por voluntários. Sim, todos os palestrantes e facilitadores são voluntários.

Todos nós acreditamos que a transformação acontece através da união. E isso já é realidade.

Desconto até dia 20 de julho – R$ 70,00

Preço Normal – R$ 90,00

INGRESSOS: https://goo.gl/nhEopA

Serviço:

03 e 04 de agosto de 2018

O festival vai acontecer em vários locais e pontos do Setor Comercial Sul como o Museu Correios, o SESC Presidente Dutra, a Casa da América Latina (CAL – UnB) e o Espaço Cultural Canteiro Central.

INSTAGRAM @setorcriativosul

https://www.instagram.com/setorcriativosul/

MAIS INFORMAÇÕES:

https://www.facebook.com/events/228320714631045/?ti=cl

Contato Imprensa:

Luciana Sendyk

(61) 992263156

redacao@porquenao.org

***

luciana

Luciana Sendyk escreve. Livros (autorais ou de terceiros), textos, anúncios, sites, blogs, peças de teatro, projetos diversos e, especialmente, aqui no PorQueNão?.Sanitarista de formação, ecossocialista por opção e vegana por ideologia, feminista e engajada, o que não falta é tema para redação. Acredita que escrever é um ato político e que atuar pode transformar o mundo.

 

 

**

Lembrando que a missão do PorQueNão? é divulgar conteúdos riquíssimos como esse. A gente acredita que a transformação vem através de bons exemplos, e para continuar trabalhando com um time incrível mais os equipamentos e deslocamentos necessários, contamos com você. Conheça a nossa campanha de financiamento (https://apoia.se/porquenao)